O REPRESENTANTE MASTER DA CIÊNCIA NO MARANHÃO ANIVERSÁRIA. 
              PROFESSOR OLIVEIRA- PARABÉNS!! 
 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno

 

Com uma bagagem cheia de experiências para dividir com o mundo, o professor Oliveira aniversaria e nós da Revista CARAS E NOMES o parabenizamos! 

Hoje é um dia especial para o Professor Oliveira. O dia que Deus escolheu para que ele viesse ao mundo, e, eu gostaria de parabenizá-lo por esta data tão especial que é o seu aniversário. Parabenizamos também sua coragem em transformar a ciência no Maranhão e torna-la acessível a todos que quiserem. 
Eu, especialmente o parabenizo porque sei da sua ética e dos seus valores como ser humano. Posso dizer que ele é um grande amig, e, todos aqueles que o conhecem de pertinho como eu, sabem que suas qualidades são ínfimas.

APROVEITO ESTA DATA PARA FALAR UM POUCO DE SUA TRAJETÓRIA.

O Professor Oliveira, já é considerado um ícone da Ciência no Estado do Maranhão bem como em todo o país. Homem forte, de uma determinação sem igual, que não mede esforços para tornar real o seu sonho de levar a ciência do Maranhão para o mundo.Recentemente Juntou todas as suas forças, e partiu para a cidade de Campinas em São Paulo, onde concluiu mais um de seus ideais- o de fazer pós-doutorado na UNICAMP. Durante sua estadia, reuniu ainda mais conhecimento e amor por aquilo que faz. Ali, não sentiu qualquer forma de preconceito, rejeição ou coisas do tipo pelo fato de ser nordestino, ao contrário, foi bem recebido, acolhido e respeitado, e, conta que esta foi uma das melhores experiências da sua vida.
No depoimento dos amigos, as palavras expressam bem, o carinho, a receptividade e os momentos especiais pelos quais passaram juntos na busca de experiência e no dividir conhecimentos. Ao voltar para São Luís, trouxe na mala uma bagagem do qual nenhum dinheiro do mundo será capaz de pagar.
“Prof. Antônio, conviver com o senhor foi muito gratificante. Sua passagem pelo LABJOR fez muita diferença. Obrigada pela dedicação, pelo carinho… Sentiremos sua falta! Bom retorno à sua amada terrinha, a Jamaica brasileira”- (Alessandra Carnauskas). 
“A sua alegria sempre nos contagiou e esperamos nos encontrar em breve. Com todo o carinho de seus amigos do Labjor” –(Rosângela da Silva).
De sua paixão pela Ciência, sobram alegrias e reconhecimento. De seu amor por aquilo que faz, transborda também a vontade de que todos os brasileiros possam ter acesso as maravilhas do mundo científico. 
Carregando esta vontade, Professor Oliveira, como é carinhosamente chamado pelos seus amigos, contou também que as mesmas dificuldades enfrentadas pela Universidade Federal do Maranhão são as mesmas por quais passa a Universidade de Campinas, mas que durante este período que passou lá, pode levar também todos os equipamentos do Planetário e da Ilha da Ciência, construindo assim um panorama entre os seus sonhos e suas realizações. E, neste espaço, suas convicções puderam se tornar cada vez mais palpáveis, pois também dá a oportunidade para outros, contemplar a ciência.

UM CONVITE ESPECIAL

Há pouco tempo, o professor Oliveira recebeu um convite especial, que o deixou pensativo: foi convidado para ser candidato a um cargo político. No entanto, ele se diz indeciso, pois sua convicção ideal é de que a política necessita de homens bons, e, sua percepção enquanto homem público é de a boa política não é necessariamente feita só de pessoas ruins.
“Existem muitos políticos bons, não concordo nesta rotulação geral de que todos os políticos são corruptos. É claro que a corrupção existe em todos os meios, mas existem sim aqueles que querem alcançar algo mais que dinheiro e status”. Declarou.

VIAGENS, VISITAS E MISSÕES.

Entre as visitas de destaque, está a do Secretário Municipal de Educação da cidade de Viana -MA, Dr. Oliveira Junior, acompanhado pela Dra.Leopoldina Barros, ao Laboratório de Divulgação Ilha da Ciência, com o principal objetivo de firmar parcerias para divulgar e popularizar a Ciência no município.
“Nos sentimos muito honrados com a visita colocando-nos a disposição e desde já agradecemos ao Secretário e sua equipe pela grande contribuição para o desenvolvimento da educação e da popularização da Ciência em nosso estado, especial para o povo Vianense”. Declarou o professor na ocasião.
Em busca de compartilhar experiências com o restante do Brasil e do Mundo, o professor Oliveira, sempre participa de encontros, seminários e tudo o que está relacionado ao mundo científico. Isso faz com que o seu leque de conhecimento se torne cada vez maior.

UM BALANÇO POSITIVO DO ANO DE 2017.

Ao fazer uma retrospectiva do ano de 2017 ele declarou que foi um ano de muitas ações. Nele, foi possível explicar a coloração alaranjado no Céu, observar o eclipse solar, os planetas Saturno, Júpiter, Vénus, Marte, as constelações de Antares e escorpião, o satélite Lua, em diferentes municípios; Foi possível ainda olhar mergulho na nave Cassini; Realização a SNCT2017 no estado do Maranhão com o tema “A matemática está em tudo!”. Participação de eventos em Viana, Bacabal, Santa Inês, Timon, Belo Horizonte, Itapecuru e Arari. Visitas a mais de 30 escolas de ensino médio e vários cursos de graduação. Agraciamento com projetos, prêmios e honrarias. Iniciação da página Vida Ciência em parceria com o Jornal O Estado do Maranhão. 
Um ano em que foi possível também aos apaixonados pela ciência observar o dia de Lua azul e de superlua diretamente do Cais do Porto em São José de Ribamar. O público presente teve à sua disposição três telescópios de alta definição proporcionados pela Ilha da Ciência.
“Analisamos que alcançamos diretamente mais de 50.000 pessoas. Tudo em prol da Divulgação e da popularização da Ciência. E, neste momento de transição agradecemos a todos que contribuíram para nosso desempenho. Vem 2018 com outros desafios. O nosso principal objetivo é tornar a ciência um bem cultural, para que todos tenham acesso, indo aonde o povo está e lembrando que o show de cada cientista tem que continuar!. Contamos com todos”, disse José Antônio em sua página em uma rede social.
O Maranhão é um estado privilegiado por ter um nome tão importante que representa com muita garra a ciência do nosso estado. A Revista Caras e Nomes, sempre estará a sua disposição, para mostrar seu trabalho e as transformações que a ciência é capaz de fazer na vida das pessoas.
Parabéns pelo seu aniversário e pela missão que você é capaz de desempenhar com maestria e muita garra. Os estudantes de Ciência e todos os adeptos dela agradecem por poder contar com sua experiência e dedicação.
Feliz Aniversário!

Deixe uma resposta