Quilombolas de Serrano do Maranhão se emocionam com água tratada em casa.

Secretário Gerson Pinheiro fala do compromisso do governo estadual com as comunidades quilombolas.

SERRANO DO MARANHÃO/MA – Na quinta-feira, 16, moradores do quilombo Santo Antônio em Serrano do Maranhão expressaram toda alegria na entrega do sistema de abastecimento de água construído pelo Governo do Estado naquela comunidade. A entrega da obra aconteceu com a presença de moradores da comunidade, que se emocionaram com a possibilidade de ter água tratada em suas casas e deixar para trás os tempos de dificuldade na obtenção do precioso líquido.

A quilombola Ediléia da Graça relatou sua dificuldade para conseguir água para beber e cozinhar. “Antes nossa vida era difícil demais, pois a gente tinha de acordar de madrugada para buscar água e agora temos a torneira dentro da nossa casa”.

Quando o poço foi ligado, Ediléia não se conteve e foi tomar banho no jorro d’água, juntamente com crianças da comunidade. “É muita emoção, é a realização do meu sonho”, disse a quilombola, chorando.

Maria Edenes dos Santos descreve que se sentia cansada de tanto carregar água. “Sinto até uma dor nas costas de tanto carregar balde d’água pra beber e cozinhar, mas agora graças ao governador Flávio Dino nós temos água de qualidade”.

A construção dos sistemas simplificados de abastecimento d’água de Serrano é uma ação do Programa Maranhão Quilombola e conta com poço, bomba, casa de força, torres com duas caixas d’água com capacidade de 15 mil litros cada e rede subterrânea de distribuição. Em Santo Antônio, o investimento do Tesouro Estadual é de R$ 163.720,99 na construção do sistema.

O secretário de desenvolvimento Social, Neto Evangelista, inaugurou a obra e esclarece que outras comunidades quilombolas serranenses também receberam o investimento. “Além de Santo Antônio, as comunidades quilombolas de Olho D’água, Pachibal, Mariano dos Campos e Boa Esperança 2,  também recebem água em casa hoje”.

“Isso é um olhar do governo do Maranhão para as pessoas que outrora eram esquecidas”, completou o secretário.

Eremilton Pinto Ferreira, presidente da associação de moradores e membro do Comitê gestor da rota quilombola de Serrano fala da importância da obra para a comunidade. “As nossas comunidades ainda sofrem com a falta de água e estes sistemas de abastecimento que estão sendo entregues hoje vai melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas”.

O secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro, falou do compromisso do governo do estado com a qualidade de vida dos quilombolas. “A orientação do nosso governador Flávio Dino é de que todo o povo de quilombo do Maranhão tenha as condições dignas de vida e água é vida”.

Pinheiro ainda comunicou aos presentes outra ação do governo para o município. “O governo do Estado vai construir a primeira escola de ensino médio do município de Serrano, para dar educação de qualidade para os jovens serranenses”.

Além dos sistemas de água, o governo também entregou em Serrano o Centro de Referência em Assistência Social, totalmente equipado.

Inauguração do sistema de água no quilombo Santo Antônio em Serrano do Maranhão.

Quilombolas tomam banho na água do poço.

O sistema de abastecimento tem casa de força, poço, bomba e duas caixas de 15 mil litros cada.

Deixe uma resposta